Você sabe o que é mapeamento de Fluxo de Valor? Em suma, você pode usar o mapeamento de fluxo de valor para analisar e assim otimizar o fluxo de informações e/ou materiais que são de extrema necessidade para ser realizado todo o processo de produção de um projeto. Para isso, softwares foram desenvolvidos e hoje em dia apresentam recursos que contribuem para a elaboração de um mapa de fluxo de valor eficaz.
Neste artigo listamos os melhores softwares disponíveis para criação de mapas, com muitos modelos de mapeamento de fluxo de valor para serem usados e outros recursos importantes para organizar importantes processos de produção.
Confira:
1. EdrawMax
EdrawMax é um software equipado com poderosas ferramentas para a construção de diagramas diversos, sendo bastante utilizado para o desenvolvimento de mapas de fluxo de valor também. Em sua biblioteca é possível encontrar uma grande variedade de modelos pré-definidos e símbolos que podem ser adicionado em seus mapas, podendo também importar e exportar arquivos de diferentes tipos como PPTX, DOCX, XLSX, PDF, VSDX (Visio), PNG, JPG e HTML.
Dentro da plataforma você tem acesso a recursos incríveis que melhoram a experiência do usuário, principalmente por ter uma interface amigável e bastante intuitiva. Existem muitas opções para personalizar seu mapa de fluxo de valor, permitindo o usuário a realizar alterações em cores, fontes, adicionar ou retirar imagens e, além disso, facilita a colaboração remota entre pessoas com as opções de compartilhamento.
Vantagens:
- Interface amigável e intuitiva;
- Disponível em Windows, Linux, Mac, iOS e Android;
- Mais de 280 tipos de diagramas podem ser produzidos em EdrawMax.
Desvantagens:
- É necessário ter que assinar um dos planos para poder ter acesso ao EdrawMax e todos seus recursos.
2. Creately
Creately é um aplicativo com uma interface amigável que possui muitas ferramentas disponíveis que podem ser usadas para a criação de mapas de fluxos de valor. Com uma tela visual infinita dentro da plataforma, os usuários constroem visualmente as representações dos mapas rapidamente e sem muito mistério, tendo acesso a recursos poderosos como colaboração em tempo real com outras pessoas, podendo adicionar notas e comentários nos projetos, participar de chat de vídeo e integrações que forcem ainda mais suporte para cada trabalho.
Vantagens:
- Possui versão gratuita;
- Interface intuitiva;
- Ferramentas essenciais para construir mapas de fluxo de valor;
- Modelos variados para serem usados, assim como símbolos e formas.
Desvantagens:
- Recursos limitados na versão gratuita, é preciso assinar um dos planos oferecidos para ganhar acesso a todos os recursos e ferramentas ilimitadas que a plataforma oferece.
3. SmartDraw
SmartDraw é um software que também possui ferramentas essenciais para a criação e edição de mapas de fluxo de valor. Dentro da plataforma é possível encontrar símbolos, formas e imagens para organizar e processar informações precisas do projeto, representando cada etapa visualmente da melhor forma possível.
Sua interface também é amigável ao usuário, não requisitando nenhum conhecimento técnico para manusear o aplicativo, oferecendo recursos que contribuem para o desenvolvimento de grandes trabalhos, além de permitir que sejam realizadas importações e exportações de arquivos variados.
Vantagens:
- A biblioteca tem muitos símbolos disponíveis;
- Programa fácil de ser usado;
- Muitos templates para acrescentar aos projetos.
Desvantagens:
- Disponível apenas para Windows;
- É preciso comprar o programa para poder usá-lo.
4. diagrams.net
diagrams.net é um aplicativo que pode ser usado tanto online quanto offline, integrado com o Google Workspace e Google Drive, assim como GitHub e DropBox. Equipado com ferramentas de nível profissional, esse aplicativo dá ao usuário o poder necessário para se criar um mapa de fluxo de valor perfeito, com todas as informações necessárias e representações visuais importantes com o auxílio de símbolos e formas das quais estão presentes em sua biblioteca.
Vantagens:
- Aplicativo fácil de usar;
- Interface intuitiva;
- Muitos símbolos disponíveis;
- Disponível em múltiplas plataformas, como Windows, Linux, Mac, iOS, Android e navegadores;
- Grande número de integrações dentro da plataforma.
Desvantagens:
- Não possui muitas opções de customizações;
- Não possui muitos recursos avançados.
5. Miro
Miro é uma plataforma online com uma grande quantidade de modelos prontos e totalmente gratuitos para você começar o seu mapeamento. Conhecida por ser uma plataforma com alta capacidade de colaboração simultânea, a Miro dá aos seus usuários ferramentas essenciais e necessárias para a criação e edição de mapas de fluxo de valor, além de outros tipos de diagramas.
Sua interface simples, moderna e intuitiva, contribui para para uma experiência relaxante na hora de criar seus projetos e, acima de tudo, fornece recursos importantes que melhoram ainda mais a comunicação entre pessoas, tela infinita e vários estilos de design para deixar seu trabalho criativo e totalmente único.
Vantagens:
- É gratuito;
- Grande variedade de modelos e símbolos;
- Disponível em Windows e Mac;
- Opções de integrações estão disponíveis na plataforma.
Desvantagens:
- Possui recursos limitados em sua versão gratuita, é preciso comprar um dos pacotes ofertados para ter em mãos todas as funcionalidades da plataforma.
Conclusão
Organizar processos, mapear fluxos de valores e ter representado visualmente todas as etapas de uma produção não será difícil com a ajuda desses softwares. Versáteis e com ferramentas poderosas, cada uma delas oferecerá o necessário para criar um mapeamento de fluxo de valor, embora dentre todos quem mais se destaca é EdrawMax.
EdrawMax é o software mais completo e equilibrado do mercado, com um preço mais em conta em comparação aos demais no mercado, além de suas ferramentas serem avançadas ao ponto de solucionar qualquer problema. Baixe-o agora mesmo e deixe sua criatividade fluir na criação dos seus mapas de fluxo de valores.