Sabemos que a gestão financeira é um desafio constante para essas agremiações, devido a vários problemas de administração encontrada em gestões passadas, porem nas últimas semanas, foi lançado o projeto desenha como o clube associativo do Vasco da Gama pode gerar novas receitas e fazer com que a instituição possa crescer em todos os seus departamentos.
O foco deste projeto é exclusivo para captação de novos recursos, proporcionando uma fonte de renda extra, sustentável e duradoura para o clube. O interessante é que especialistas da área, tem avaliados estas propostas e quem serão as pessoas que irão compor a equipe e colocará este trabalho na prática e a repercussão está sendo ótima.
Se você é torcedor do Gigante da Colina, esta é a hora de saber mais sobre o que está sendo prometido para o próximo ano.
Quais são as dificuldades para gerar novas receitas?
Gerar novas receitas em um clube de grandes proporções não é uma tarefa fácil, e no Vasco da Gama (como temos vistos nos últimos anos) tem sido um trabalho bem complicado. Existem diversas dificuldades que podem surgir ao longo desse processo de inovação e busca por fontes adicionais de renda.
Como pode ser observado no projeto de Eduardo Cassiano, candiado a presidência do Vasco da Gama para o próximo ano, uma das principais dificuldades está na resistência à mudança. Muitos clubes estão acostumados com suas formas tradicionais de gerar receita, como venda de ingressos e patrocínios. Isso pode resultar em uma certa resistência por parte dos tradicionais dirigentes e até mesmo dos torcedores.
Outro obstáculo levantado é a falta de conhecimento sobre outras possibilidades de implantação de recursos. Dirigentes que não possuem experiencia em tal setor, simplesmente não sabem quais são as opções disponíveis no mercado ou como implementá-las da melhor forma possível.
Para o candidato, tudo isso implode nas questões financeiras envolvidas nesse processo. Gerar novas receitas muitas vezes requer investimentos iniciais significativos, seja em infraestrutura, contratação de profissionais especializados ou desenvolvimento tecnológico.
O certo é afirmar que para trazer esses novos recursos é necessário trazer uma política de implantação baseada em inovação: “Não é muito difícil começar este processo, o mercado disponibiliza muitos recursos como projetos incentivados, o uso da economia criativa, processos de comunicação bem estruturados e muito mais” afirma Eduardo Cassino.
O que é este projeto e quais são seus objetivos?
O projeto em questão foi desenvolvido por Eduardo Cassiano e sua equipe, com o intuito de solucionar um dos maiores desafios enfrentados pelo Vasco da Gama: a eterna busca para gerar novas receitas. Mesmo com soluções de urgência, que foram atualmente criadas para resgatar a força no esporte (Exemplo da SAF), há uma incrível necessidade de encontrar meios para sustentar a instituição como um todo.
Com isso em mente, a proposta central do projeto é diversificar as receitas dos clubes, criando oportunidades para gerar mais dinheiro por meio de outras vertentes. Isso não apenas trará maior estabilidade financeira, mas também abrirá portas para investimentos em infraestrutura, contratação de talentos, valorização social da comunidade e fortalecimento das categorias de base para todos os esportes.
Dentre algumas das atividades que estão sendo propostas estão:
- A criação de um Banco Digital (CRVG Money);
- A restruturação do setor de comunicação do clube;
- Desonerar o CRVG através de projetos incentivados;
- Criação de marketplaces para os torcedores para fazer comercialização de produtos e serviços;
- Dar oportunidades ao empreendedorismo para a comunidade da Barreira;
- Fundação em instituto tecnológico com parceria com multinacionais.
Para Eduardo Cassiano, esse projeto visa promover uma mudança significativa na forma como os clubes brasileiros lidam com suas finanças. Em vez de depender exclusivamente das verbas tradicionais, eles serão capazes de explorar novos campos e aproveitar as oportunidades para aumentar seus ganhos.
A importância da inovação neste mercado
Em um cenário cada vez mais competitivo, a inovação se torna fundamental para garantir o sucesso e a sustentabilidade para um clube associativo. Ao explorar novas parcerias e utilizar estratégias diferenciadas, é possível diversificar as fontes de renda e reduzir a dependência das tradicionais receitas.
Além disso, a inovação também está relacionada à melhoria da experiência do torcedor. Quem diz isso é Pedro Amorim, consultor de negócios pela Estação Indoor Agência de Marketing Digital. Para ele, com o uso de tecnologias avançadas, é possível oferecer serviços personalizados, como aplicativos mobile com acesso exclusivo aos eventos da instituição ou até mesmo convites voltados para os sócios-torcedores.
Outro aspecto importante é estar atento às tendências do mercado esportivo globalmente. O esporte como forma de entretenimento está em constante evolução e abrir-se para ideias vindas de outros países pode trazer insights valiosos sobre como gerar novas receitas. É necessário estar sempre pensando além das fronteiras nacionais e buscar referências de outras instituições internacionais.
E é isso que promete o projeto para gerar novas receitas de Eduardo Cassiano, caso ele seja eleito presidente para o próximo triênio. O candidato revelou que já há conversas com instições para poder ajudar na ampliação do clube associativo em diversos setores.
“Seja mediante parcerias estratégicas ou pela oferta de serviços diversificados aos torcedores, é preciso que os dirigentes tenham a coragem para sair da zona de conforto e apostar em soluções criativas” completa o candidato a presidência do clube.
O futuro já começou!
Sabemos que este mercado enfrenta constantes desafios financeiros, e encontrar maneiras de impulsionar a arrecadação tornou-se essencial. Por meio de iniciativas como a implementação deste projeto, as instituições esportivas têm a oportunidade de explorar novas fontes de renda e diversificar suas receitas.
No entanto, apesar dos benefícios claros que podem ser propostos, sabemos que há dificuldades para sua implantação. O mercado esportivo é altamente competitivo e muitos clubes já estão buscando maneiras para poder se rentabilizar de uma maneira que haja um fluxo constante de renda.
Por isso, é fundamental estar sempre atento às tendências e inovações do setor para gerar novas receitas. A busca constante por soluções eficientes permitirá aos clubes se destacarem nesse cenário cada vez mais competitivo. Com medidas criativas e estratégicas, é possível superar as dificuldades e colher os frutos dessa iniciativa tão importante para o futuro do esporte brasileiro.