A silagem trata-se de um tipo de alimento que é muito usado aqui na pecuária chamada de “leiteira”, no Brasil, por isso mesmo é fundamental que ela seja produzida com o máximo de eficiência.
Isso ajudará você a ter um produto da mais alta qualidade, que vai ajudar bastante na alimentação e no desenvolvimento do boi ao longo do seu crescimento.
Quando não se produz uma silagem de milho de qualidade, isso acaba diminuindo a produtividade no seu rebanho, ao mesmo tempo em que aumenta os custos com alimentação.
Afinal, como a silagem mal produzida não é boa e não é um bom alimento para o boi, há a necessidade de se comprar outros tipos de insumos.
Hoje em dia, uma silagem de qualidade é bem diferente do que era antigamente, pois no passado, o objetivo era apenas focar na quantidade ao invés no quão bom era o produto.
Por toda a importância que tem este tipo de alimento, fica então uma questão: quanto que um boi come dele por dia?
A resposta está justamente no tamanho do boi e nas características do próprio animal.
Para saber tudo a respeito do tema, não deixe de ler o conteúdo do blog até o fim!
Entendendo o que é a silagem
A silagem, como explicado inicialmente, trata-se de uma excelente opção de alimento para o boi, em especial na época da seca, quando há pouca pastagem.
Sendo assim, fica claro como é essencial que a preparação desse alimento seja muito bem planejada ao longo do período produtivo, para evitar que em algum momento você sofra com a falta dele.
Com isso, você deve ter atenção para que no chamado “período das águas”, a preparação da silagem seja realizada de maneira calculada e a produção seja ideal, com um volume adequado às necessidades de engorda do boi.
E como surgiu a silagem utilizada nos dias atuais?
A revolução na produção da silagem ocorreu quando se percebeu como era fundamental que ela tivesse um teor de grãos muito maior.
Isso porque se percebeu ainda nas décadas de 1960 e de 1970 como os grãos eram bem mais digestíveis aos bovinos do que as folhas e os colmos.
Entretanto, pouco se conhecia sobre a química existente nessas silagens, o que era um problema para se ter uma produção de maior qualidade.
Os estudos atuais demonstram como as silagens que tem teores bem menores da chamada fibra detergente neutro, que é uma fração mais fibrosa do alimento e que está na parte verde em de uma planta, ajudam a ter mais qualidade.
Para isso, entretanto, é fundamental que a silagem seja combinada de maneira ideal a uma proporção mais alta de grãos, para que o resultado final seja melhor ao boi.
A constituição de um grão de milho tem uma influência direta sobre a qualidade de uma silagem, sendo que os híbridos que possuem uma textura mole possuem uma digestibilidade maior do que aqueles que têm uma textura dura.
Explicado tudo isso a respeito da silagem de milho para boi, fica então a questão: quanto desse alimento o boi come por dia?
Entender essa quantidade ajudará você a definir um bom planejamento na produção do alimento para o período da seca.
Veja a seguir qual a resposta para esse questionamento!
Quanto um boi come por dia de silagem?
Este é o questionamento principal do conteúdo e é fundamental haver esse conhecimento para que você possa tomar a melhor decisão sobre o tanto de alimento que precisa produzir para um determinado período de tempo.
Vamos mostrar a você então qual é a quantidade ideal de silagem para um boi, diariamente, de modo que ele possa desenvolver-se de maneira adequada:
- As vacas leiteiras: o consumo alimentar de silagem para elas é de até que kg por cabeça ou então em torno de 3% do seu peso vivo
- As vacas secas: para elas, o consumo ideal em torno de 9 a 15 quilos ao dia, por cabeça
- Os touros: eles consomem cerca de 1,5% do seu peso vivo em silagem
- O Gado em processo de engorda: eles consomem cerca de 3% do seu peso vivo nesse alimento
- Os bezerros e as novilhas: o consumo alimentar diário de silagem gira em torno de 5 a 6 quilos por dia
Conclusão
Como visto aqui, uma das dúvidas principais de muitos produtores de gado é saber quanto os animais consomem, diariamente, em silagem, o que é fundamental para que possam planejar-se adequadamente.
Neste texto, mostramos qual é a quantidade de consumo desses animais, conforme o tipo e também as características, o que ajudará você então a entender quanto precisa produzir para alimentá-los.
O que achou do conteúdo de hoje falando sobre quanto um boi come por dia de silagem?