A automação de vendas é um dos recursos mais valiosos para empresas que buscam aumentar a eficiência e potencializar seus resultados. Um dos motivos para isso, é claro, que ela pode ser integrada ao uso estratégico do WhatsApp, um dos aplicativos de mensagem instantânea mais utilizados pelas pessoas. Mas como conectar as duas soluções para transformar o seu negócio?
É sobre isso que falaremos hoje. Ao longo deste artigo, você terá acesso a informações que podem te ajudar a tirar o melhor proveito do bot integrado ao WhatsApp. Vamos lá?
Automação de vendas com CRM: quais os principais benefícios
No mundo acelerado dos negócios, em que a atenção do usuário é disputada a todo momento no ambiente digital, saber utilizar ferramentas de automação é fundamental para melhorar o processo de vendas e atendimento ao cliente. Especialmente quando essa automação se integra à tecnologia de CRM (Customer Relationship Management).
Trabalhar com essa dupla dinâmica traz inúmeros benefícios que não são apenas convenientes, mas também estratégicos. Em linhas gerais, o CRM atua como um centralizador de dados dos clientes, com todo o histórico de compras, interações e preferências registradas desde o início. Com essas informações, é possível criar uma série de automações que facilitam a gestão de leads e o fluxo de vendas.
Mas é claro que não é somente isso. Integrar ferramentas de automação com CRM é uma maneira de aprimorar a experiência do cliente, tornando a sua marca ainda mais lembrada por ele. Nos tópicos a seguir mostramos a você como a ferramenta ajuda sua empresa.
Aumentando a produtividade da equipe com um CRM
Vamos supor que um vendedor de uma empresa gaste cerca de 2 horas por dia qualificando leads. Sabemos que a gestão de leads é um processo demorado, pois envolve avaliar se um potencial cliente está interessado e pronto para a compra.
Nesse estágio, a equipe de vendas precisa categorizar cada lead com base em cinco características: necessidade, adequação, orçamento, autoridade e timing. Não entraremos nos detalhes de cada uma, mas isso ilustra o trabalho minucioso que a qualificação de leads exige dos profissionais de vendas.
No entanto, na automação de vendas com um CRM, esse mesmo vendedor consegue eliminar essa tarefa do seu dia a dia porque a ferramenta será a responsável por identificar os leads com maior potencial de conversão. Tudo com base em informações precisas, em tempo real, com análises relevantes sobre a pontuação dos leads.
Identificando oportunidades de melhoria com o CRM
Imagine só poder acompanhar o fluxo de vendas e o desempenho da equipe em tempo real? Essa é a realidade quando você faz uso de ferramentas de automação com um CRM. O sistema gera relatórios e análises detalhadas, fornecendo insigths preciosos sobre o desempenho das estratégias de marketing e vendas, ajudando na hora de ajustar campanhas e maximizar resultados.
Além disso, todos os departamentos podem ter acesso às informações do cliente, que ficam reunidas em um único lugar. Isso é muito importante quando pensamos nas mensagens desencontradas e informações inconsistentes que geralmente existem em métodos mais tradicionais de gestão de leads.
Contribuindo para a fidelização de clientes
De forma paralela, a automação de vendas com CRM também contribui para a criação de experiências mais memoráveis para o cliente. A primeira grande vantagem é a personalização da mensagem para cada pessoa, levando em consideração o seu histórico, preferências e perfil de compra.
Uma boa estratégia de conteúdo, com ofertas sob medida e mensagens direcionadas são capazes de encantar e fidelizar os clientes, pois eles se sentirão únicos e valorizados ao longo do fluxo de vendas.
Como um bot integrado com WhatsApp pode melhorar a comunicação com clientes potenciais?
O WhatsApp é uma das ferramentas mais úteis para proporcionar às empresas novas formas de engajar e converter clientes. A razão para isso é simples: dificilmente vamos encontrar uma pessoa que não tenha a ferramenta instalada em seu celular.
Dados da Meta apontam que o WhatsApp é utilizado por 2 bilhões de usuários em todo o mundo, se apresentando como uma plataforma de amplo alcance e grande potencial de conversão. Mas como utilizar a ferramenta de maneira correta para realizar automação de vendas? Veja abaixo:
- Programe os atendimentos: com um bot integrado é possível realizar os atendimentos ao cliente com mensagem automática, criando um fluxo de vendas inteligente que inclua a gestão de leads do início ao fim.
- Envie mensagem em massa: com apenas alguns cliques você pode disparar a mesma mensagem para centenas de clientes com base na segmentação de cada grupo.
- Personalize o atendimento: você também pode personalizar a comunicação para nutrir leads de acordo com o perfil e o comportamento de cada um.
WHATSAPP BUSINESS | Como Funciona e Como Usar do Jeito Certo
Quais os recursos disponíveis no WhatsApp
A utilização do bot integrado com WhatsApp requer antes um conhecimento prévio de todas as funcionalidades disponíveis no aplicativo. O primeiro passo é transformar o WhatsApp em conta comercial para aproveitar o leque de recursos gratuitamente.
Um deles é a criação de um perfil completo da empresa, com informações como endereço, telefone, site e localização. Outras funcionalidades bem proveitosas são opção de criar um catálogo de produtos no qual você pode colocar valores e a descrição de cada item vendido por sua empresa, além do recurso WhatsApp Pay. Esse recurso facilita o processo de venda, pois oferece ao usuário a alternativa de pagamento dentro da própria plataforma.
Escalabilidade do negócio
Até agora abordamos como as ferramentas de automação para otimizar o fluxo de vendas são importantes para empresas. Mas chegou o momento de destacar como um bot integrado com WhatsApp permite também a escalabilidade do negócio. Vamos explorar mais abaixo o que isso significa:
- Atendimento 24/7: os chatbots com CRM e WhatsApp oferecem a vantagem de atender clientes a qualquer hora do dia ou da noite, sem a necessidade de envolver trabalho humano.
- Gerenciamento em momentos críticos: em períodos de alta demanda, a plataforma lida com grandes volumes de chamadas simultaneamente, evitando longos períodos de respostas ao cliente.
- Feedback contínuo e constante: coletar interações e dados dos clientes a respeito do atendimento e das vendas é uma funcionalidade muito eficaz para ajustar as estratégias em tempo real.
Entenda os principais recursos na hora de escolher ferramentas de automação de vendas
Como você deve ter notado, as ferramentas de automação de vendas são uma excelente oportunidade alavancar o seu negócio. Mas com tantas opções no mercado, nem sempre é fácil escolher a melhor ferramenta que se ajuste de fato ao seus objetivos de vendas.
Seja para gestão de leads ou fluxo de vendas, há uma plataforma feita para as suas necessidades. Mas, basicamente, os critérios que você precisa levar em conta são: a possibilidade de integração com tecnologias mais avançadas, a quantidade de funcionalidades disponíveis, treinamentos para equipes e suporte ao cliente.
Este artigo termina aqui e esperamos que essas informações sejam relevantes na hora de fazer uso da ferramenta para aumentar suas vendas. Afinal, o investimento nessas plataformas são a chave para um crescimento lucrativo e de longo prazo!