A alimentação de cães e gatos é um dos pontos mais importantes para os tutores de pets — e se não é, deveria ser. O que os bichinhos comem impacta até mesmo na longevidade, além de ajudar a trazer mais bem-estar para nossos amigos peludos.
Por esse motivo, separamos dicas importantes sobre o assunto, que vão desde analisar os ingredientes das rações e a necessidade de escolher marcas que levam bons ingredientes, como a ração Golden, por exemplo, até a frequência das refeições. Então, leia até o fim e não perca nada importante.
Ingredientes de qualidade são essenciais na alimentação de cães e gatos
Prefira rações e petiscos com proteínas de alta qualidade, como carnes magras, frango ou peixe.
Por outro lado, evite carboidratos refinados, como açúcares e farinha processados. Para isso, na hora de comprar os alimentos prontos do seu bichinho, leia os rótulos.
Necessidades nutricionais específicas
Outro ponto importante é pensar no que aquele animal específico precisa ingerir. Por exemplo, um filhote em fase de crescimento precisa de mais energia que um mais idoso e sedentário. Então, opte por alimentos ricos em proteínas, carboidratos e lipídios para os bebês e pelos que fornecem vitaminas e sais minerais para os senhores.
É bom lembrar que os gatos são onívoros, por isso é importante fornecer alimentos que contenham ingredientes de origem vegetal para suprir as necessidades deles.
Alimentos tóxicos a evitar na alimentação de cães e gatos
Tem gente que gosta de dividir tudo o que come com seus bichinhos. Afinal, dá aquela peninha de ver o desejo deles de experimentar o que estamos comendo, não é mesmo? No entanto, existem ingredientes que podem fazer muito mal para os bichinhos.
- Chocolate: contém teobromina, que pode causar diarreia, vômito, tremores e convulsões.
- Cebola e alho: pode causar danos aos glóbulos vermelhos e levar à anemia.
- Uva-passa: pode levar à crise renal aguda e fatal.
Portanto, não se deixe levar por aqueles olhinhos “pidões”! Não compartilhe sua comida nem use ingredientes como esses no preparo da comida dos pets.
Consulte um veterinário
Muitas vezes, bate aquela dúvida se estamos fazendo um bom trabalho na alimentação de cães e gatos. Por isso, o ideal é consultar um veterinário para que ele avalie a necessidade de alguma mudança ou até mesmo realize exames de sangue para ver como estão os nutrientes do seu bichinho e se é necessário fazer uma reposição vitamínica, por exemplo.
Quantidade e frequência das refeições
Leia os rótulos dos alimentos para saber qual o tamanho da porção que você deve oferecer ao seu pet, de acordo com a idade e o porte dele. Já quanto à frequência, o ideal é estabelecer uma rotina, dando o alimento três vezes ao dia, sempre nos mesmos horários, por exemplo.
Também não é bom deixar alimento perto deles para que comam o tempo inteiro, pois isso pode fazer com que eles engordem muito, o que leva a problemas de saúde.
Aliás, deixe os bichinhos em jejum noturno, entre 10 e 12 horas. Mesmo que pareça que você está deixando os pobrezinhos passarem fome, na verdade esse intervalo ajuda a dar um descanso para o sistema digestivo deles.
Suplementos e vitaminas na alimentação de cães e gatos
Assim como nós, nossos amigos peludos também podem se beneficiar de suplementos e vitaminas. No entanto, é importante entender que a maioria dos cães e gatos obtêm os nutrientes necessários em uma dieta equilibrada.
Assim sendo, o ideal é levá-los ao veterinário, como mencionado, para que o profissional avalie a necessidade de suplementação de nutrientes como:
- ômega-3 e ômega-6;
- vitaminas antioxidantes, como a vitamina E e a vitamina C;
- glucosamina e condroitina;
- probióticos.
Todos esses nutrientes são importantes e podem ser suplementados, mas jamais ofereça medicamentos sem orientação de um veterinário. O ideal é optar por alimentos que os contenham e só suplementar se o vet mandar!
Gostou de saber o que incluir e o que evitar na alimentação de cães e gatos? Então, escolha uma ração de qualidade para começar a colocar em prática as dicas acima e fique de olho no que o seu bichinho consome!