A data comemorativa é um dos momentos mais aguardados do ano para os consumidores — e também para os varejistas.
Acontece que, para garantir o sucesso das vendas e a satisfação dos clientes é fundamental oferecer uma entrega perfeita.
Ao longo deste texto, vamos abordar algumas dicas essenciais para garantir que a experiência de entrega seja impecável.
E que sua empresa se destaque durante esse evento, confira!
Comece o planejamento o quanto antes
O sucesso das vendas em datas comemorativas começa com um planejamento cuidadoso e antecipado, envolvendo plano de negócios, contabilidade online, marketing e financeiro.
É crucial começar a preparação meses antes do evento para garantir que todos os aspectos da entrega estejam sob controle.
Eis algumas etapas essenciais:
- estoque robusto. Certifique-se de que você tenha um estoque suficiente para atender à demanda. Analise os dados das edições anteriores para ter uma ideia de quais produtos serão os mais procurados e ajuste seu estoque de acordo;
- infraestrutura tecnológica. Verifique se você tem tudo aquilo que é necessário para lidar com o aumento no tráfego do site e do aplicativo e para processar um grande volume de pedidos;
- logística eficiente. Estabeleça parcerias com empresas de logística confiáveis que possam garantir a entrega rápida e segura dos produtos — inclusive, avalie a complexidade logística, como a cabotagem, para evitar imprevistos na entrega e no recebimento de mercadorias;
- equipe preparada. Treine sua equipe para lidar com o aumento da demanda, tanto no atendimento ao cliente quanto na preparação e embalagem dos pedidos. Considere contratar mão de obra temporária, se necessário.
Ofereça opções de entrega flexíveis
Os clientes têm diferentes necessidades e preferências quando se trata de entrega.
Durante as vendas e na gestão financeira do negócio, é importante oferecer opções que atendam a diversos perfis de consumidores, como:
- entrega no mesmo dia;
- entrega expressa (que pode ser negociada a partir do acréscimo de valor);
- entrega agendada;
- retirada na loja.
Seja transparente com os clientes
A transparência é fundamental para criar e nutrir a confiança dos consumidores.
Eles querem saber onde está o pedido, quando será entregue e o que fazer em caso de problemas.
Garanta que as informações de entrega sejam claras e acessíveis usando algumas soluções:
- rastreamento em tempo real — isso vale tanto para entregas de produtos nacionais quanto aquelas que necessitam de um cross border (produtos importados);
- atualizações do processo de entrega via E-mail ou SMS e controle interno por meio de um intranet corporativa;
- estimativas de entrega precisas;
- política de devolução clara.
Treine e capacite a sua equipe
Durante a época de alta sazonalidade, a quantidade de consultas e reclamações dos clientes pode aumentar.
É fundamental ter uma equipe de atendimento ao cliente bem treinada e preparada para lidar com a demanda.
Algumas dicas incluem a contratação de mão de obra temporária e o devido treinamento de todos.
Além disso, automatize processos (como mensagens no chat) para que a sua equipe lide diretamente com questões que só um atendente pode resolver.
Ofereça condições diferenciadas de entrega
Muitos clientes esperam promoções de frete grátis ou com desconto. Essa é uma estratégia eficaz para atrair mais compradores.
Considere o frete grátis a partir de determinado valor, ou apenas um desconto na taxa de entrega.
Algo que pode ser negociado com pagamentos com cartões ou Pix, entre outros métodos.
Tenha uma política de devoluções simplificada
É importante se preparar, também, para lidar com devoluções de maneira eficiente e sem complicações.
Para isso, aposte em uma gestão de documentos para mais agilidade em encontrar as informações.
Isso mostra ao cliente que a empresa se preocupa com a satisfação do comprador e está disposta a resolver problemas.
Algumas dicas:
- tenha uma política de devoluções clara e facilmente acessível em seu site;
- facilite o processo de devolução, oferecendo etiquetas de devolução pré-pagas ou fornecendo instruções claras;
- após avalie o desempenho das entregas e colete feedback dos clientes sobre suas experiências. Use essas informações para identificar áreas de melhoria e fazer ajustes.
Conclusão
Fazer a entrega perfeita é essencial para o sucesso de qualquer varejista no e-commerce.
O planejamento antecipado, a oferta de opções de entrega flexíveis, a transparência nas informações, a equipe de atendimento ao cliente preparada, as promoções de frete e o gerenciamento de devoluções simplificado são aspectos importantes a serem considerados.
Garantir que a experiência de entrega seja impecável não apenas aumentará as vendas.
Mas construirá a confiança dos clientes e fortalecerá a reputação da marca a longo prazo.
Planeje-se desde já para atender a alta demanda, superar as expectativas dos clientes e criar uma experiência de compra memorável!