A tecnologia de exibição interativa é uma das muitas modernidades que vem revolucionando a forma como lidamos com elementos essenciais da nossa sociedade. Como trabalho, educação, relacionamentos, lazer, etc.
Isso porque ela permite uma interação mais imersiva e próxima com a tecnologia, como o próprio nome já sugere. Assim, ao usarmos esse tipo de recurso, nossa experiência se torna mais satisfatória, com agilidade, autonomia e tranquilidade.
Dessa forma, hoje vamos falar sobre esse assunto a fundo, mostrar como funcionam as diferentes tecnologias e em que áreas elas são mais utilizadas. Então, leia até o final e faça conosco esse mergulho tecnológico.
Tecnologia de exibição interativa: o que é exatamente?
Antes de tudo, precisamos compreender o que é tecnologia de exibição interativa. Apesar de parecer algo muito distante e que só empresas e profissionais da área utilizam, esses recursos estão mais próximos do nosso dia a dia do que podemos imaginar.
A saber, ela refere-se a um sistema que permite a interação do usuário com conteúdos visuais por meio de uma tela interativa ou superfície sensível ao toque. Desse modo, ela combina elementos de tecnologia, criatividade e design para criar uma experiência visual interativa, permitindo que as pessoas possam interagir com imagens, vídeos, jogos e informações apresentadas em telas digitais de maneira intuitiva e imersiva.
Para isso, ela utiliza sensores que detectam o toque e o movimento dos usuários, permitindo que eles controlem e manipulem os elementos exibidos na tela de forma responsiva.
A tecnologia de exibição interativa tem aplicações em várias áreas, como publicidade, educação, entretenimento e varejo. Por exemplo, em publicidade, pode-se criar anúncios interativos em telas de toque (touchscreen), em que os consumidores podem explorar produtos, obter informações detalhadas e até mesmo realizar compras.
Aqueles totens de venda que vemos em shoppings e drive thrus utilizam esse tipo de recurso para que a pessoa possa visualizar os produtos, escolher e pagar apenas interagindo com tela.
Na educação, a tecnologia de exibição interativa pode ser utilizada para criar aulas interativas e envolventes, possibilitando que os alunos explorem conceitos, resolvam problemas, etc.
Como funciona a tecnologia de exibição interativa?
Seja na área da educação, no mundo corporativo ou na comodidade de comprar produtos usando literalmente só os dedos, a tecnologia de exibição interativa está presente de forma cada vez mais expressiva em nosso cotidiano.
Para proporcionar essa experiência tátil, visual e cognitiva de forma eficaz, ela se utiliza de diversos recursos científico-tecnológicos. Confira a seguir os principais deles.
Toque capacitivo
O toque capacitivo é uma das junções mais interessantes entre a tecnologia e as capacidades do corpo humano. Isso porque ele se utiliza da nossa capacidade de conduzir eletricidade.
Dessa forma, as telas capacitivas possuem uma camada de vidro condutor e um controlador que detecta a variação da carga elétrica quando o dedo entra em contato com a tela, permitindo assim a identificação do toque.
Além de ser um dos recursos mais interessantes, o toque capacitivo também é um dos mais próximos do nosso cotidiano. Afinal, seu uso é recorrente em smartphones e tablets, pois oferece uma resposta rápida e precisa ao toque do usuário.
Portanto, essa é uma prova de que a tecnologia de exibição interativa não se restringe a realidades distantes e complexas, mas está presente na vida da grande maioria das pessoas.
Tecnologia infravermelha
A tecnologia infravermelha, por sua vez, utiliza uma matriz de sensores e emissores infravermelhos posicionados em todas as bordas da tela. Então, quando um objeto bloqueia os raios infravermelhos, a posição é identificada e a tela interpreta a interação.
Essa tecnologia é comumente encontrada em painéis interativos de grandes dimensões, como em salas de aula e ambientes corporativos, permitindo a interação de várias pessoas ao mesmo tempo.
Desse modo, usando a tela interativa que conta com esse tipo de recurso tecnológico é possível facilitar a apresentação, a edição e a compreensão de recursos visuais pelo tato.
Afinal, professores e alunos podem resolver atividades em conjunto na escola, por exemplo. Ou ainda, profissionais em uma sala de reuniões podem trabalhar juntos para aperfeiçoar um dashboard da empresa, dentre muitas outras atividades que podem ser realizadas de forma mais dinâmica e, claro, interativa.
Laser
Quem disse que só nas obrigações do dia a dia, como trabalho e estudo é que vemos a tecnologia de exibição interativa? Na verdade, as telas sensíveis ao toque que utilizam laser possuem uma finalidade bem mais divertida!
Isso porque essa tecnologia oferece alta precisão e é utilizada em aplicações que exigem um alto nível de interação, como em mesas interativas e jogos.
Nesse caso, para alcançar essa precisão microscópica, os feixes de laser são projetados na superfície da tela. Assim, quando são interrompidos por um toque, a posição do contato é detectada e a resposta é imediata.
Tecnologia de exibição interativa por ultrassom
Por fim, temos a tecnologia de ultrassom, que utiliza sensores capazes de emitir e receber ondas ultrassônicas. Dessa maneira, quando esses sensores ultra sensíveis detectam o toque, calculam a posição exata do contato com base no tempo de transmissão e retorno do sinal ultrassônico.
Por isso, o usuário não precisa fazer muita pressão na tela com os dedos. Pois a sensibilidade do dispositivo capta o menor grau de contato, e já envia a resposta.
Então, essa tecnologia é resistente a condições ambientais adversas. Sendo, então, muito útil para aplicações que necessitam de uma maior durabilidade, como em quiosques de autosserviço e caixas eletrônicos.
Quais os benefícios da tecnologia de exibição interativa?
Se você usa um celular com touchscreen e tem idade para se lembrar de como eram os aparelhos com botões, já sabe a resposta para essa pergunta. Contudo, para reforçar, veja essas outras vantagens trazidas pela modernidade das telas interativas:
- Engajamento do usuário;
- Interação personalizada;
- Facilidade de uso;
- Ambientes colaborativos;
- Versatilidade.
Viu só quanta vantagem esse recurso moderno pode trazer para o nosso dia a dia? São muitas as áreas que se beneficiam com a evolução tecnológica constante. E o melhor é que tudo isso está disponível para todos e não restrito às grandes empresas e profissionais da área.
Então, agora que você já sabe como funciona e quais os benefícios da tecnologia de exibição interativa, que tal aproveitá-la ainda mais?